Tempo de leitura: 3 minutos
Como fazer um bom curriculum?
Sabe aquela pergunta que todo entrevistador faz? Por qual razão ele deve te contratar? Seu curriculum deve responder isso. Vamos então analisar cada seção dele nesse artigo.
Faça um curriculum limpo, objetivo, use a letra em preto que é sempre o indicado, já a fonte escolhida deve ser simples como Times New Roman, Arial ou Verdana, com tamanho entre 10 e 12, menor que isso fica ilegível e cansativo para leitura, maior que isso, vai parecer que você quer “engordar” o curriculum aumentando a letra. O ideal é que tudo caiba em duas páginas, três somente se você já tiver uma carreira muito longa.
A foto deve ser colocada somente se a empresa exigir e se for um diferencial para a vaga.
Vamos então ao modelo do curriculum, com cada seção destacada em negrito:
Dados pessoais: (Note que esse nome de seção não aparece em seu curriculum!)
Nome Completo
Telefone de contato • Endereço (não coloque seu endereço completo, apenas bairro e cidade já são suficientes)
Seu melhor email
Link personalizado para seu perfil no Linkedin (veja aqui como personalizar sua URL: Como Personalizar a URL do Seu LinkedIn)
Objetivo:
Cargo para qual está se candidatando ou área, esse item deve ser modificado, adequando a cada vaga que se candidatar.
Utilize o seu perfil no Linkedin para colocar, em detalhes, as palavras chaves referentes as suas competências profissionais para que seu perfil possa ser mais facilmente encontrado.
Resumo das qualificações:
O recrutador descarta seu curriculum em 20 segundos, então utilize esse espaço para conquistá-lo, utilize palavras chaves da sua área nesse item. (Aqui está um bom exemplo de site, que pode ser usado para sua busca de palavras chaves de sua área:
https://www.vagas.com.br/mapa-de-carreiras/cargos)
Procure escrever suas qualificações relacionadas à vaga a qual está se candidatando, procure também não repetir palavras.
Escreva de 15 a 20 linhas em tópicos, comece com o tempo de experiência em cada área, coloque suas habilidades e competências, cite as conquistas nas empresas que trabalhou.
Cite conhecimentos em metodologias, certificações, e seus conhecimentos em rotinas da sua área.
Procure detalhar mais seus conhecimentos no LinkedIn, utilizando outras seções disponíveis, como por exemplo “Skills & Endorsements”
Histórico acadêmico:
Sempre coloque em ordem retroativa, do mais novo para o mais antigo, com o nome da entidade, ano de conclusão e nome do curso.
Treinamentos e certificações:
Use a mesma ordem retroativa citada anteriormente, ou seja, do item mais novo para o mais antigo, com o nome da entidade, mês e ano de conclusão e o nome do curso. Procure colocar apenas os treinamentos referentes a vaga que esta se candidatando.
Idiomas:
Não é necessário citar o idioma caso seu nível de proficiência seja básico.
Lembre-se que sua habilidade poderá ser testada!
Histórico profissional:
Cite apenas as três últimas empresas principais que trabalhou, coloque o nome da empresa, mês e ano de início e fim, cargo, e uma breve descrição de suas atividades e conquistas. Procure não repetir o que colocou nas qualificações.
Exemplos:
- Implantação de novo sistema de avaliação de benefícios, resultando na melhoria da qualidade e na redução de custos inerentes aos mesmos, tais como assistência médica e odontológica, vale alimentação e refeição.
- Implantação de um programa de avaliação de desempenho com intuito de indicar treinamentos que pudessem aprimorar o desempenho dos colaboradores e assim aumentar a eficiência dos mesmos.
Trabalhos voluntários:
Se você já participou de alguma campanha como voluntário, como foi a experiência, quais eram suas atividades e quando.
Como resultado você terá um curriculum organizado, atraente e aderente a vaga pretendida.
Veja também: Dica para Entrevista de Emprego
Ainda tem dúvidas sobre como fazer seu curriculum? Deixe seu comentário com sua dúvida logo abaixo.
Link permanente
Parabéns pelo excelente artigo! Sem dúvida vai agregar e muito na vida das pessoas, obrigada por compartilhar sua experiência! Beijos
Link permanente
Obrigada Juliana 😃, a idéia é mesmo ajudar a maior quantidade pessoas que for possível.